domingo, 30 de outubro de 2011

Mistério Ronda na Garagem de Valinhos

Bom neste mês de outubro chegou 15 unidades do modelo CAIO Induscar Apache Vip II, na garagem de valinhos, nada mais são de ônibus com duas portas, bancos estofados, letreiro dinâmico, piso Eco-Flex e não de alumínio lavrado e dotado do chassi: Mercedes Benz OF-1722M.
Bem, mais qual o problema? Valinhos não merece ônibus novos? Pelo contrário lá eles precisam mais do que nunca, mais os ônibus receberem o selo de Suburbano, coisa comum aqui na região de Jundiaí, mais lá como é região metropolitana de Campinas os ônibus Suburbanos são metropolitanos da EMTU, então vem na cabeça que podem ser os prometidos para Várzea Paulista ou vão para Sorocaba (lugar que está em decadência os ônibus Suburbanos da RLC), bem mais se vierem para Várzea Paulista, o problema é que: Cade aporta do meio que era prometido para a mobilidade dos usuários?????... Sem Comentários...
Por tanto, tomara que vão para Sorocaba, não porque são ruins pois tem duas portas, mais sim pelo fato de Sorocaba está precisando urgentemente de ônibus!!!

RLC é matéria do Jornal de Jundiaí

Passageiros reclamam de falta de ônibus


CRISTINA HAUTZ
População chega a ficar quase uma hora na fila, aguardando o ônibus
Quem mora em Várzea Paulista ou Campo Limpo Paulista, trabalha em Jundiaí e utiliza ônibus intermunicipais, provavelmente está cansado de ver a mesma cena. Todos os dias, principalmente nos horários de pico, filas imensas se formam nos pontos de ônibus intermunicipais próximos à Praça Rui Barbosa, no Centro de Jundiaí. Ontem à tarde, a situação não foi diferente. 


"Todo dia é isso, tanto pela manhã como à tarde. A gente fica muito tempo na fila, esperando o ônibus chegar. E quando isso acontece, se a gente tem sorte de entrar, vai em pé", reclamou a diarista Rosângela Rodrigues Conserva, 43 anos. "A gente está cansada e ainda tem que aguentar isso. É uma grande falta de respeito da empresa que presta o serviço." A empresa é a Rápido Luxo Campinas, a única que faz o itinerário Jundiaí-Várzea-Campo Limpo Paulista. O problema, segundo a população, não é recente. "Utilizo estes ônibus há muito tempo e o problema da falta de veículos sempre existiu. O que acontece é que ele só piora e ninguém faz nada", apontou a doméstica Lucineide Rodrigues Lopes Mendes, 47 anos. "Chego a ficar mais de duas horas esperando o ônibus." Com a filha de 2 anos no colo, ela também reclamou da falta de respeito dos usuários. "É muito comum mulheres com crianças no colo, idosos e gestantes irem em pé durante o trajeto porque ninguém, principalmente os jovens, não oferecem o lugar." Outro problema apontado por Rosângela é a falta de limpeza dos veículos. "Os ônibus vivem sujos, tanto pelos usuários que jogam lixo no chão como pela falta de limpeza. Onde estão os fiscais?", questionou. Ela, assim como outras pessoas, alega que já entrou em contato com a empresa, pedindo providências."Isso mostra o desrespeito com a população. A empresa, de rápida e de luxo não tem nada. É uma vergonha." A cada dia, o auxiliar técnico Vicente Marinho de Magalhães, 56 anos, perde de 30 a 40 minutos na fila. "Nos horários de pico os ônibus passam em um intervalo de 15 a 20 minutos. Este tempo deveria diminuir." Para ele, reclamar não adianta. "Se existisse outra empresa para oferecer este serviço a situação poderia melhorar. Mas enquanto a Rápido Luxo monopolizar o serviço, não vai se preocupar com a população." No local, apenas os vendedores ambulantes não reclamavam das filas. "Graças à demora a gente consegue lucrar", disse Sílvia Alves, que vende pastel. A empresa foi procurada para comentar o assunto, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.



Enfim, de novo a  RLC é matéria em Jornais da Região, o fato curioso é que depois disso, os ônibus das linhas: Jardim América, Jardim Felicidade e Vila Indaiá, sofreram redução em seus horários (Jardim América passou de 30 min. para 20 min., Jardim Felicidade de 40 min. para 30 min. e o Vila Indaiá foi o que mais mudou nos pico da manhã e da tarde passaram de 45 min. para 30 min.), e não parou por aí, os ônibus d Vila Popular e Jardim Paulista, ganharam mais um ônibus no pico e os articulados estão rodando em maior parte do que os convencionais, assim possibilitando os passageiros ter 90% de chancenses de pegar um articulado, o que antes era de 70% de chances de pegar um articulado, assim possibilitou mais espaço, disponibilidade de lugares e mais conforto aos usuários.
Vamos ver até quando isso irá durar...

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mais Mentiras

Bom o engraçado desta noticia é que ela não é recente, não mesmo!!! Estamos falando de Julho de 2008, mais não venho aqui para repassa-la há vocês, e sim para desmenti-la.

Bom leiam primeiro a noticia, e preste muita a atenção nas palavras em negrito, ok:

ARTICULANDO A REGIÃO DE JUNDIAÍ

GARAGEM DE CAMPO LIMPO PTA DOBRA A FROTA DE ARTICULADOS

A garagem de Campo Limpo Paulista adquiriu 15 novos ônibus articulados e ampliou sua frota de 10 unidades para 25 unidades de ônibus articulados. A empresa investiu R$ 8,5 milhões e renovou a frota das linhas de Várzea Paulista, Itupeva e Campo Limpo Pta, quem têm como destino a cidade vizinha de Jundiaí.
O chassi dos veículos é da marca Mercedes Benz, modelo O-500MA e a carroceria BUSSCAR modelo Urbanuss Pluss... O resto da história não é importante.

Bom como vocês pode perceber, "o pequeno detalhe destacado" (rsrsrsrs), é falado que o chassi é 0-500MA, uma coisa muito curiosa é que este chassi é traseiro de potência muito grande para rampas, mais o engraçado é que eles não rodaram em nenhuma linha de Itupeva, e sim na linha Jacaré Bonfim X Jundiaí de Cabreúva, e nas linhas via Dom Pedro X Jundiaí de Campo Limpo Pta. e na Jardim Paulista X Jundiaí de Várzea Paulista, ficaram 5 unidades para cada linha.
Mais o que intriga é que pelo motor eles deveriam rodar na linha mais lotada de Várzea Paulista que seria a Vila Popular (um pouco mais lotada que a linha Jardim Paulista), mais este ônibus não conseguiu subir as duas rampas de intensidade média da Vila Popular, mais como isso se nos dias de hoje circula o Millennium II Articulado de mesmo motor (0-500MA) sem nenhum problema... ????. É simples,o fato é que os Busscar Urbanuss Pluss Articulados de 2008 não é O-500MA e sim OF-1722M, qual a diferencia? É simples é que o modelo OF-1722M é frontal de ônibus comuns, isso mesmo um motor muito fraco para articulados, mais potente para comuns, por ter este motor, ele ficou muito fraco, já que alem de ser um motor fraco para proporção do ônibus, com ele lotado e ônibus fica muito pesado, e circula mais vagarosamente, e ainda mais em rampas, não sobe nem a pau, isso acarretou que ele não circulava na Vila Popular, bom tentativas foram feitas mais não dava, ele forçava muito o motor nas duas rampas o que acarretava num desgaste imenso do motor fazendo-o quebrar com muita facilidade. Na linha Jacaré Bonfim, ele se deu bem, mais o fato desta linha percorrer 45 min. de rodovias, fica muito desconfortável para os motoristas operarem o ônibus no pico, pela lotação gigantesca de tal linha.






Em fim, mais uma vez a RLC, passando a perna nos passageiros, mais sempre sorrateiramente.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Fraude

elarmino Marta Júnior é um dos empresários presos pela operação do Gaeco e da Polícia Civil. As empresas combinavam quem ganharia as licitações. Empresários de ônibus que não participavam do suposto esquema eram ameaçados
ADAMO BAZANI – CBN
O suposto esquema de fraude de licitações de serviços de ônibus fretados em Campinas e região era bem elaborado, segundo os promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Núcleo Campinas.
A organização era tão grande, de acordo com as investigações, que existia um cadastro no Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região (Sinfrecar) sobre quais empresas deveriam, seguindo o esquema, deveriam permanecer nas linhas que seriam renovadas ou as que deveriam assumir os serviços novos.
No caso de novas linhas, eram consideradas as empresas mais interessadas, maiores, que teriam mais facilidade para operarem ou simplesmente era feita uma espécie de rodízio.
Já no caso de permanência das linhas, a combinação era a seguinte. As empresas “parceiras” ofereciam preços maiores ao que a que desejava ficar estipulava.
Assim, não havia nenhuma concorrência na prática e as instituições públicas que contratavam os serviços dessas empresas acabavam sempre, com o dinheiro do povo, pagando mais caro (pelo preço maior).
Todas estas ações caracterizam crimes de formação de quadrilha, cartel, fraude em licitação pública e delito contra a economia pública e jogavam por terra a tão propagada desde os primórdios do capitalismo “livre concorrência”.
A concorrência não era livre pela existência da combinação entre as empresas participantes e também pelo fato de quem não pertencesse ao grupo e tentasse participar da licitação sofreria sérias conseqüências.
Retaliações no Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região (Sinfrecar), captação dos clientes da companhia não participante e até ameaças.
E foi a partir de uma destas ameaças que começaram as investigações há cerca de dois anis.
Um empresário que não pertencia ao esquema procurou a Polícia Civil e o Ministério Público.
Ele teria dito que não pode participar livremente da concorrência porque não pertencia ao que chamou “Grupo do Belarmino”.
Belarmino Marta Júnior, dono de empresas de ônibus com VB – Viação Bonavita e Rápido Luxo Campinas, foi apontado nas investigações como chefe do suposto esquema.
Belarmino Júnior foi preso na manhã desta sexta-feira, dia 30 de outubro de 2011, durante a Operação dos promotores do Gaeco e dos policiais civis.
Além de Belarmino, nesta sexta-feira, foram presas mais 06 pessoas. Dos oito mandados de prisão expedidos pela 1ª Vara Criminal de Campinas, 07 foram cumpridos.
Os presos são:
EMPRESÁRIOS:
Belarmino Marta Junior, dono de um grupo que tem participação em empresas como Belarmino, Rápido Luxo Campinas e Capelini,
Miguel Moreira Junior, sócio da empresa Transmimo;
Ariovaldo Marta Maçaira, sócio da Capelini Turismo; e
José Brigeiro Junior, dono da Exclusiva.
Ariovaldo Maçaira foi preso em Itu e todos os demais, em Campinas.
SINDICATO DAS EMPRESAS DE ÔNIBUS DE FRETAMENTO DE CAMPINAS:
Rosa Maria Julio Landin, assessora da diretoria do Sindicato das Empresas de
Fretamento de Campinas
FUNCIONÁRIOS DAS EMPRESAS DE ÔNIBUS:
Cassia Eliana Turini, funcionária da Transmimo
Marcelo Pereira da Fonseca, funcionário da Exclusiva
FORAGIDO:
Teve a prisão preventiva decretada e, por tanto, é considerado foragido da Justiça, Fernando Antonio Rossi, funcionário da Capelini.
APREENSÕES:
Durante as investigações, o Ministério Público Estadual e a Polícia Civil em Campinas tiveram acesso a vários depoimentos e documentos que fundamentaram o pedido de prisão por parte dos promotores. Entre as fundamentações que fizeram com que a Justiça decretasse as prisões é a de que a liberdade dos suspeitos poderia representar riscos à vida de testemunhas e atrapalhar as investigações.
Nesta sexta-feira, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão.
Além de documentos, também foram apreendidos computadores, documentos, R$ 386,4 mil em dinheiro, 31,2 mil dólares e 6 mil euros, dinheiro localizado em residências e
empresas.
A principal vítima, de acordo com o Ministério Público, foi a Unitransp, diretoria de transportes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que contratou os serviços de fretamento de empresas como Rápido Luxo Campinas, da Transmimo e da Exclusiva, por exemplo, num certame pelo maior preço e que não teve concorrentes de fato.
Um dos promotores responsáveis pela investigação, do Gaeco de Campinas e região, Adriano Andrade de Souza, acredita que outros órgãos públicos (dinheiro da população) possam ter sido vítimas das ações destes empresários de ônibus presos.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Promessa Não Foi Cumprida

Primeiramente desculpe me, pela demora das postagem e atualizações.

Bom quando a RLC subiu a passagem Urbana em Campo Limpo Paulista, ocorreu um problema grande, pois em menos de 1 ano a passagem subiu novamente, mais deu um pulo grande neste ano, foi de R$ 2,65 para R$ 2,90, mais disso vocês já sabem, mais o X do problema, é que ela prometeu tirar os Micros Ônibus de circulação de 3 linhas (Vila Olímpia, Jardim Marsola e Jardim Marchette), bom mais o fato que isso não aconteceu, o que já em duas das três citadas tem possibilidades de circularem com ônibus comuns, e a RLC ultimamente está com abundância em ônibus, o que faz praticamente 15 ônibus (BUSSCAR Urbanuss Pluss 2002) ficarem parados na garagem descansando, mais estes ônibus podem ter quase 12 anos, mais ainda continuam em condições de circulação, pois estão bem cuidados, e melhores cuidados que os Micros por sinal, pelo fato de durante a semana toda, todos os micros são utilizados e nos sábados, domingos e feriados, os que sobram são utilizados em outras linhas, o que acarreta um problema na manutenção de ambos micros (atualmente a RLC só tem dois tipos de modelos de micro-ônibus que são MARCOPOLO Senior 2000 e CAIO Picollo 2004), direto tem micros quebrando, e muitas das vezes não são substituídos em certas linhas. Os Pluss ultimamente só são utilizados como frota reserva e escolar, de qualquer jeito de 30 Pluss 2002 sobram 15 sem operação.
Interior do BUSSCAR Urbanuss 2002
MARCOPOLO Senior 2002 Ex BV, comprados em 2000 e trazidos para RLC em 2003
Nesta foto ele se encontra no Term. Integração de Campo Limpo Pta
Esta unidade já está com a pintura da RLC mais do Term. Integração.
CAIO Picollo 2004, operando na linha 505 Vl Popular X Cde Nova II

Bom mais o fato é que esperávamos Ônibus Midi (famosos MICRÃO), mais não foi o que aconteceu, pois no dia 26/09/2011 entrou em operação três novas unidades de micro-ônibus, são do modelo MARCOPOLO Senior G7, comprados neste ano no mês de setembro, são adaptados e um pouco maiores dos que já tem, mais o fato curioso é: já que não vai comprar Midi, por que não comprou logo 15 micros destes de uma vez para substituir o resto? Bom, na verdade estes micros eles não estão circulando em Campo Limpo para substituir dois micros, mais sim para dar um reforço na frota dos micros, quem repara bem, está vendo que os micros Senior 2000 estão sofreando alterações (letreiro digital, pintura da RLC, pois ainda estão com a pintura antiga da BV), com este reforço vai ser possível, dar estas características aos Micros Senior 2000 bem rapidinho, e os Picollos são considerados melhores micros da RLC pois tem bancos estofados mais confortável que dos Senior 2000 (são estofados mais já estão muito surrados e são muito estreitos), eles estão recebendo um mini letreiro digital, igual dos novos Micros Senior G7, o fato é que fica ridículo o ônibus com este projeto de letreiro mau sucedido!!!

MARCOPOLO Senior G7, na linha 414-Marchette X Term. Integração
O fato curioso é este mini letreiro que estraga o ônibus, tal letreiro está sendo colocado nos Picollos 2004

Por fim, praticamente estamos na estaca Zero novamente, pois como estão padronizando os Senior 2000, isso provavelmente que significar uma coisa só, que eles vão rodar por muito tempo mais.

PS- Não podemos esquecer do fato da cronologia que é assim: Ônibus Comuns- 10 anos; Ônibus Articulado- 15 anos; Ônibus Midi/Micrão- 10 anos; Micro Ônibus- 5 anos. Pela esta cronologia os Pluss 2002, Vip 2003, Senor 2000 e Picollo 2004 já estariam aposentados e os próximos a se aposentar são os Vip 2004 no anos que vem, mais todos estes modelos estão circulando firme e forte pela RLC!!! ^^