De pois de quase 3 anos tentando colocar articulados ou os famosos SANFONADOS ou MINHOCÃO, a Rápido Luxo conseguiu um modelo que se encaixa-se nessa linha "Caio Induscar Millennium"
Ônibus Caio Induscar Millennium na Vila Arens (Jundiaí) vindo da 101-Vila Popular sentido Jundiaí
A Rápido Luxo Campinas, apesar de se chamar Campinas ela não roda na cidade de Campinas desde 1998, atualmente atua nas regiões próxima a Jundiaí (mas não opera na cidade de Jundiaí, a empresa só pode ir até o centro e para em pontos próprios dela, em Jundiaí opera a SITU sistema de entegração de 3 empresas que operam na cidade, igual em São Paulo capital, mas aqui os ônius são pintados de amarelos bem chamativos, ao invés de brando).
Ônibus Marcopolo Viale Articulado (Reformado) da Viação 3 Irmãos.
A empresa só possui apenas 1 ônibus, a Viação Jundiaiense possui outro igual.
Ônibus Caio Millennium (Piso Baixo) da Viação Jundiaiense.
A Viação 3 irmãos tem outros ônibus iguais a esse.
Ônibus Caio Alpha Articulado (Totalmente Reformado) da Viação Leme.
A Viação Leme tem apenas 2 ônibus iguais a esse, e tem outros 4 iguais a esse modelo só que com o motor central.
Farei outra matéria contando a história da SITU. Mas bem continuando a matéria:
A Rápido Luxo tinha só uma linha com ônibus articulados, a Linha 203-Term. Campo Limpo Pta via Marginal (Linha totalmente plana, a não ser por 2 rampas pequena e leves no centro de Jundiaí, próximo ao ponto final do central).
Ônibus Busscar Urbanuss SS Volvo Articulado, chegando ao term. de Campo Limpo Pta.
A Rápido Luxo Campinas possui 20 Onibus iguais a esse.
Tais ônibus radavam também na linha 202-Term. Campo Limpo Pta via Dom Pedro, mas era muito comum os ônibus quebrar nessa linha, pois a via tem muitas rampas e não é plana em nenhum trecho, em 2002 a Rápido Luxo comprou um novo conceito em ônibus, jamais vistos na região, Busscar Urbanuss Pluss, tai ônibus trazia muito mais conforto do que os ônibus antigos da Caio Vitória (o famoso lacraia velho), com a chegada desses ônibus, mudou o forma de entrar, começou a ser pela port dianteira e não mais a traseira (Só os articulados que já se entrava pela porta dianteira e o Caio Vitória de 3 portas que só rodava na linha 201-Term. Campo Limpo Pta-via Santa Lucia), na compra a Rápido Luxo adquiriu um total de 30 ônibus sendo 15 de 3 portas e 15 de 2, ela esperou um pouco para coloca-los em circulação, começou primeiro na 101- Vila Popular (Várzea Paulista), por ser a linha da Várzea que mais tinha passageiros e não tinha nenhum incide de vandalismo, depois em nas linhas do Term. Campo Limpo Pta- via Dom Pedro & Santa Lucia (Nessas linhas rodava 7 ônibus de 3 portas na via Dom Pedro e 8 na via Santa Lucia), depois a linha 103-Jardim Paulista, e mais pra vrente nas demais linhas da Várzea Paulista, mas não era o suficiente para totas as linhas, então algumas linhas se dividiam em 1 novo e 1 velho.
Ônibus Busscar Urbanuss Plus 2002, próximo ao Term. Campo Limpo Pta.
Ônibus Caio Victória, saindo do Term. Campo Limpo Pta sentido 404-Campo Verde (Bairro de Campo Limpo Pta)
Tais ônibus só roda em algumas linhas do Term. Campo Limpo Pta, as demais foram vendidas.
A linha 101-Vila Popular sempre foi beneficiada pela Rápido Luxo, sempre que a empresa comprava ônibus novos ela mandava-os para essa linha, assim a linha mandava sua frota para as demais linhas da Várzea, bom mais isso mudou em 2008, quando a Rápido Luxo se viu em necessidades de colocar mais ônibus articulados nas suas linhas de maior demanda. Então no começo do ano de 2008 a Rápido Luxo comprou 16 ônibus Busscar Urbanuss Pluss Articulado 2008, tais ônibus era para as linha 101-Vila Popular, 103-Jardim Paulista e 202-via Dom Pedro, bom a linha 202-via Dom Pedro ia ganha 8 ônibus articulados e os demais 8 seria dividido na linha 101-Vila Popular e 103-Jd. Paulista, mas por ironia do destina tais ônibus, não conseguia subir as 2 unicas rampas bem elevadas da Vila Popular (saindo do ponto final, tinha dois subidões, um não tão elevado mas comprido, depois uma decida leve e mais uma rampa pequena mais bem elevada), tal ônibus fez testes num domingo, mas ele não conseguia subir a primeira rampa de intensidade media, em tão a Rápido luxo deu 2 ônibus para a linha 103-Jd. Paulista e mais 2 para a linha 202-via Dom Pedro, assim diminuindo o intervalos dessa linha de 15 para 8 minutos nos dias unteis.
Ônibus Busscar Urbanuss Plus na AV. Dom Pedro I em Campo Limpo Pta sentido Jundiaí.
Ônibus Busscar Urbanuss Plus na garagem da empresa que fica na AV. Dom Pedro I em Campo Limpo Pta.
Mas não para por ai, a Rápido Luxo de destacava em 2 quesitos: Sempre renovava sua frota e as passagens de ônibus são um absurdo. A TV TEM filial da globo que abrange as regiões de Jundiaí e Sorocaba, fez uma meteria no final de 2008 criticando a empresa por não ter ônibus adaptados e as passagens serem muito caras. No começo de 2009 a Rápido Luxo se inovou de novo fez uma compra de 24 ônibus adaptados, iguais os comprados pela Leme no final de 2008.
Ônibus Caio Apache Vip II MBB adaptado da Viação Leme.
A Viação Jundiaiense e a 3 Irmãos tem vários ônibus idênticos a esse.
Ônibus Caio Apache Vip II MBB adaptado da Rápido Luxo Campinas.
Tais ônibus são bem parecidos com os da SITU, mas tem algumas diferenças que da pra notar.
A primeira vez que eu vi esse ônibus na Rápido Luxo ele estava indo pra 101-Vila Popular mas tal ônibus começou a rodar em todas as linhas da Várzea e as de Campo Limpo, menos o 202-via Dom Pedro e o 203-via Marginal. Mas logo depois a empresa adquiriu uma compra de 20 ônibus articulados da Neobus mas esse eram adaptados, eles iriam rodar nas linha 101-Vila Popular, 203-via Marginal e algumas unidades iria se incorporar nas linha 103-Jd. Paulista e 202-via Dom Pedro, tal ônibus conseguiu subir a primeira rampa da Vila Popular, mas quando chegou na 2 ai o bicho pegou não subia nem a pau! Em tão com mais ônibus articulados a Rápido Luxo tirou os antigos articulados da linha 203-via Marginal e incorporou os novos da Neobus, os antigos ônibus dessa linha foram para Valinhos outra cidade que Rápido Luxo opera em grande escala (Ela tinha 20 ônibus articulados da Busscar SS Volvo, passou 10 deles para a Viação Avante filial dela que opera em Itú em 2003 e ficou 10 que eram frota da linha 203-via Marginal), como 10 unidades da Neobus sobraram ela colocou 2 na linha 103 e 4 na linha 202 e tirou o mesmo nº que colocou dos ônibus da Busscar Urbanuss Plus, então com 6 ônibus articulados da Busscar Urbanuss Plus e 4 da Neobus ela os incorporaram nas linha 602-Franco da Rocha via Jordanésia e a 803-Jacaré/Bonfin (bairro de Cabreuva) ambas as linha saem de Jundiaí (num viaduto localizado perto da antiga rodoviária no centro).
Ônibus Neobus Mega MB OF-1722 M, no ponto final central em Jundiaí na praça central do antigo quartel.
Ônibus Neobus Mega MB OF-1722 M, que ira realizar partida para o Term. Campo Limpo via Marginal.
Ônibus Neobus Mega MB OF-1722 M, da linha 202-Term. Campo Limpo Pta via Dom Pedro.
Ônibus Neobus Mega MB OF-1722 M, perto do viaduto que fica bem encima do Term. Urbano e da estação de Trem de Campo Limpo.
Mas ela fez mais uma compra de frota de articulados dessa vez um ônibus já mas visto nela, o Caio Induscar Millennium, tal ônibus tem motor traseiro ao invés de dianteiro, não balança e nem da arrancos com força e bem silencioso internamente com ventiladores de teto, um sonho de ônibus só faltava ter ár-condicionado. A empresa comprou um total de 24 ônibus, sendo 6 pra 101-Vila Popular (2 reservas dessa linha, no horário de pico), 8 pra 203-Term. Campo Limpo Pta via Marginal e os outros 8 para uma linha que a empresa opera em Sorocaba. Tais ônibus deram bem até demais na linha da Vila Popular subia as 2 rampas temidos pelos outros articulados sem nenhum problema, sobe até com mais força do que os convencionais que rodavam na linha, apesar de ser articulado, tal ônibus não balança nada na linha, a linha em boa parte dela é com o asfalto recapiado recentemente, e é meio plana.
Tal ônibus era pra dar mais conforto e oferta de lugares no horário de pico, mas isso não aconteceu em mais de um mês de circulação na linha 101-Vila Popular a demanda de passageiros quase dobrou, os ônibus convencionais que rodava na linha trazia a base se 80 passageiros, os novos articulados estão trazendo e levando mais de 110 passageiros no horário de pico, traz mais ainda no sentido bairro, por ter pessoas que pegam essa linha para descer em pontos da Agapeama ou da Vila Cristo, isso já acontecia freqüentemente com os ônibus convencionais, pela a linha ser a mais rápida e não ter ônibus que passam pela Marginal e serem mais baratos do que os que vão pra o Term. Campo Limpo, mas com os novos ônibus isso piorou mais, as pessoas tem curiosidade de saber como que é andar nesse ônibus então dão mais preferencial ainda por pegar eles.
Bom espero que vocês gostem da minha primeira postagem, muito mais esta por vir!!!