1ª- É obvia pra todos que utilizam o sistema, as passagens são um absurdo!
Se o ônibus opera só pela própria cidade custa R$ 2,55, se vai de uma a outra R$ 2,60, se ela vai de uma a a outra e passa por outra cidade custa R$ 2,90, mais isso não acontece, tem linhas que saem de Jundiaí e vai pra cidade vizinha que chega a custar mais de R$ 3,00. Como de Jundiaí a Cajamar se for pegar o Jordanésia tem que desembolsar R$ 2,90, se for pegar o Polvilho outro bairro de Cajamar, custa apenas R$ 3,20, uma facada no orçamento mensal. Bom não tem uma cobrança justa, só por os ônibus passar pela rodovia a passagem custa mais alta (nem se quer passa pelos pedágios).
2ª- A questão de não ter terminais!
Se você quiser ir da Vila Popular para Campo Limpo Pta., tem que desembolsar R$ 2,60 do Vila Popular e mais R$ 2,90 do Campo Limpo Pta., sai muito caro!. Antes ela não tinha terminal nenhum, mais no ano de 1997, a prefeitura de Campo Limpo Pta. obrigou a ela fazer um terminal na região central da cidade, do lado d estação do Trem (CPTM), no ano de 2000 o terminl ficou pronto e entrou em operação, pois se tinha que pagar 2 passagens para ir de alguns bairros de Campo Limpo para Jundiaí, só as linha com muita demanda ia direto ate Jundiaí as demais iam até a prefeitura e tinha que embarcar em outro sentido Jundiaí (via Marginal, via Dom Pedro ou o via Santa Lucia). Linha que seguiam até jundiaí: 401-Botujuru, 403-Parque Internacional, 411-Krupp e 412-Jardim Marsola, mas com o funcionamento do terminal em 2000 tais linhas saem do terminal agora.
Terminal Campo Limpo Paulista da empresa Rápido Luxo Campinas.
Foto da plataforma A que partem os ônibus para Jundaí e tem um pequeno espaço para os ônibus ficarem estacionados.
Ônibus Marcopolo Viale de 3 portas que ira realizar viagem na linha 411-Krupp.
A linha 411-Krupp é a unica que tem um ponto sem dividir com outra linha.
Embarque num Caio Victória o famoso LACRAIA VELHO sentido a linha 403-Pq. Internacional
Poucas linhas usam ônibus velhos só as de menos demanda e as que tem muito vandalismo que nem a 403-Parque Internacional e a 404-Campo Verde.
Mini-Estacionamento de ônibus dentro do Terminal Campo Limpo Paulista.
Ônibus Busscar Urbanuss Plus 2002 de 2 portas e outro atrás de 3 portas.
Tais ônibus pararam de prestar serviço nas linhas da Várzea e de Campo Limpo (Jundiaí) em 2008, Operam serviço nas linhas do Term. Campo Limpo Pta.
Ônibus estacionados no mini-estacionamento dentro do Term. Campo Limpo Pta., ao lado da plataforma A.
Os dois ônibus da frente prestam serviço para as linhas 402-Pau Arcado, 404-Campo Verde e 415-Santa Lucia via Hospital, o último preta serviços para as linhas 405-Vila Ype e 406-Jardim Europa Circular.
3ª- A questão da frota, apesar de ter ônibus novos e de ponta, mas ela tem bastantes velhos e bem desconfortáveis, a maioria presta serviço nas linhas intermunicipais que parte de cima no viaduto (ao lado do terminal central da SITU ou antiga rodoviária) que fica encima da Avenida Nove de Julho, de lá saem ônibus para: Itupeva, Indaiatuba, Cabreuva, Loveira, Cajamar e Franco da Rocha. As linhas que rodam com os ônibus da Caio Apache Vip 2003 de 2 portas nas linhas de Cabreuva (menos a de 803-Jacaré/Bonfin), a que vai pra 601-Indaiatuba e as de Itupeva (menos a 701-via Independência e a 702-via Chave, pois operam ônibus articulados, ou o da Busscar Urbanuss Pluss 2009), mas todas as linhas de Itupeva oprerava os Busscar Urbanuss Pluss 2009, mas em julho de 2010 isso mudou.
Ônibus Caio Apache Vip 2003, que roda em vária linhas intermunicipais da Rápido Luxo, tal ônibus tinha letreiro de lona.
Foram comprados em 2003 para a linha 101-Vila Popular mas em 2004 se sucessor igual mas com o letreiro eletrônico e não mas de lona, com os ferros internos na cor de goiaba vermelha e com 3 portas, foram para a 101-Vila Popular em 2004 e passou esses para as linhas intermunicipais.
Ônibus Busscar Urbanuss Pluss 2006, parecido com os que roda nas linhas de Itupeva,
Tal ônibus substituiu os da Caio Apache Vip 2004 que rodava na linha 101-Vila Popular.
As linhas da Várzea recebem novos ônibus, só quando a frota da 101-Vila Popular se renova, então chega novos ônibus vão pra 101-Vila Popular e os que rodava vão paras as demais linhas Várzinas.
4ª- Os horários que variam muito de linha para linha. Da Várzea as linhas mais rápidas são as 101-Vila Popular e a linha 103-Jardim Paulista (Que vária pela via Marginal ou a pelo centro) tais linhas operam num intervalo de 7 minutos nos horários de maior demanda, fora deles faria de 10 há 15 minutos, a de Campo Limpo Pta. mais rápida são as que vem do term. para Jundiaí, a linha 203-via Marginal no horário de maior demanda fica com intervalos de 4 minutos, nos de menor demanda ou de sábado fica de 12 minutos (essa linha não funciona de domingos e feriados), as linhas 201-via Santa Lucia tinha menor intervalos do que a de 202-via Dom Pedro mas com a chegada dos articulados ficam iguais, no horário de vale fica com intervalos de 10 minutos proporcionando de 5 em 5 minutos a saída de um ônibus para o Terminal de Campo Limpo, e a 411-KRUPP que fica com intervalos de 6 minutos no vale, e de 10 minutos nos sábados e horas de menor demanda, e por fim a última a Jacaré/Bonfin (Cabreuva) que opera com intervalos de 10 minutos o dia todo e de 15 minutos nos Sábados.
Mas no Domingo todas as linhas tem intervalos longos, sem contar as que tem intervalos longos de dia de 2ª há 6ª fica mais longo no Sábado e no Domingo.
Em Araçoiaba da serra não é diferente, nos horários de pico os onibus são lotados e há poucos horários, sendo que Salto de pirapora tem onibus em horários frequentes, em Sorocaba enquanto passam cinco onibus para Salto passa apenas um para Araçoiaba, e assim o onibus se tranforma em uma lata de sardinha, álem de ser sujo e caro, não tem luxo nenhum.
ResponderExcluir