sexta-feira, 29 de julho de 2011

Parte II

Agora é há vez de Campo Limpo!!!

Vamos lembrar de um tempo muito antigo e atrasado! O sistema Urbano de Campo Limpo era feito pela RLC era assim: só quatro linhas iam até Jundiaí (Centro) da onde saiam todas ás linhas da Várzea, bem então só as linhas Botujurú, Jardim Marsola, KRUPP e Parque Internacional iam até Jundiaí mais passando pelo bairro Santa Lucia, tinha algumas linhas municipais que iam até há prefeitura de Campo Limpo só, assim fazendo os passageiros pagarem duas passagens (coisa que era um absurdo), bom de que eu me lembre tinha as linhas Colina do Pontal, Jardim Marchetti, Moinho e Pau Arcado só, então ela saiam desses bairros e terminavam na Prefeitura de Campo Limpo (local muito perto do Term. Integração). Bom na quela época não se tinha muita diversidade de ônibus, todas linhas de iam até Jundiaí eram feitas por CAIO Vitória, só ha linha Botujurú que era feita por CAIO Vitória de 3 portas e motor traseiro (mais há unica e se tinha poucas unidade desse ônibus), das que saiam da Prefeitura de Campo Limpo não me lembro qual era, uma porque não sou tão velho assim para me lembrar e outra quando ia para Campo Limpo quando pequeno só usava as linhas que iam até o Centro, então... nesse assunto!

CAIO Vitória 1995
Veiculo era usado em quase todas linhas Suburbanas da RLC
BUSSCAR Urbanuss 1996
Veiculo era usado geralmente na linha KRUPP X Jundiaí
Era considerado bem mais confortável do que os CAIO Vitória
CAIO Aplha 1997
Veiculo era usado principalmente para as linhas Urbanas de Campo Limpo
Era usado também na linha Pq. Internacional X Jundiaí
CAIO Vitória de 3 portas e Motor Traseiro 1997
Se tinha poucas unidades e eram usadas na linha Botujurú X Jundiaí
Bom no dia de hoje nenhum desses veículos é usado "Graças há Deus". No ano de 1999 foi feita uma Parceria Publica Privada (PPP) com a RLC e a Prefeitura de Campo Limpo, para há construção de um Terminal Integrado e modernização do sistema Urbano e Suburbano de Campo Limpo Paulista. Com isso foi criado novas linhas para outros bairros do município, e um sistema integrado de ônibus, onde todos os ônibus dos bairros de Campo Limpo fossem até o Terminal e era pagado 30 centavos há mais para pegar um ônibus para Jundiaí. O terminal entrou em funcionamento em 2000 (no final do ano), com alta demanda de Passageiros que iri surgi nas linhas para o Centro, então há RLC adquiriu 15 ônibus articulados (ônibus do ano de 1999 repassado de uma filial dela) se tratavas-se de BUSSCAR Urbanus SS Volvo B10M, grandes, espaçosos, confortáveis, um ônibus excelente! "Logico que para aquela época".
BUSSCAR Urbanus SS Articulado 1999
Tal ônibus circulou nas linhas 202 e 203
Ônibus na Praça da Bandeira Antigo Quartel de Jundiaí
Desde 2000 é usado como PF das linhas Suburbanas de Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista
BUSSCAR Urbanus SS Articulado chegando ao Term. Integração de Campo Limpo
Bom com o surgimento do Terminal as linhas centrais foram criadas de nominadas de:
201-Jundiaí_via Santa Lucia (operado pelos Caio Vitória de 3 portas com Motor Traseiro), 202-Jundiaí_via Dom Pedro (operado pelos BUSSCAR Urbanus SS Articulado) e 203 Jundiaí_via Marginal (operado pelos BUSSCAR Urbanus SS Articulado) tal linha que ficou mais lotada de todo o sistema!

Bom em 2002 há RLC comprou novos ônibus modernos e confortáveis para melhorar o seu sistema, adquiriu 30 unidades do BUSSCAR Urbanuss Pluss Mercedes Benz OF-1721M sendo 15 unidades de 3 portas e mais 15 de 2 portas.

BUSSCAR Urbanuss Pluss 2002
1ª unidade com configuração de duas portas seguindo atrás dela uma já de três portas
Bom na via Marginal não estava precisando de mais ônibus e como os B10M na via Dom Pedro não estavam se dando bem com há linha e da mesma não precisar tanto assim de articulados, aí os Pluss em 2002 começaram há rodar nas linhas 101, 201 e 202 ao mesmo tempo (todas unidades de 3 portas), com há chegada das unidades de 2 portas foi feito uma troca os ônibus de 3 portas da linha 101 foi para à linha 411, e os Pluss de 2 se fixo na linha 101.
com uma sobra de articulados, foi mandado 5 para Viação Avante (filial da RLC que opera em Itu), assim à via Marginal tendo uma frota de 10 ônibus articulados.

Bom não é de hoje que as linhas 201, 202, e 203 são lotadas, mais há médio prazo a RLC vem tentando solucionar o problema, os Urbanus SS Articulado 1999 e Pluss 2002 não rodam mais nessas linhas (os Urbanuss SS Articulados foram todos repassados para Viação Avante em 2009, as 10 unidades restantes), hoje na linha 202-via Santa Lucia os intervalos são menores e se dispõem de uma unidade de ônibus comum adaptado e mais 7 comuns de 3 portas todos motores Mercedes Benz OF-1722M.
Já há linha 202-via Dom Pedro se dispõem de só ônibus articulados de segunda há sexta, sendo 2 articulados adaptados com motor traseiro Mercedes Benz O-500MA e 5 articulados com motor frontal Mercedes Benz OF-1722M.
Agora há linha 203-via Marginal ganhou renovação total de sua frota com ônibus de quase mesma potência dos antigos e adaptados, são 6 articulados adaptados de motor traseiro Mercedes Benz O-500MA e 2 articulados com motor frontal Mercedes Benz OF-1722M.

MARCOPOLO Viale 2007
CAIO Apache Vip II Adaptado 2008
BUSSCAR Urbanuss Pluss Articulado 2008
CAIO Millennium II Articulado Adaptado 2011

2 comentários:

  1. eu não queor saber rapido campinas voces tem que colocar os onibus caio vitória para circular de novo.eles eram os onibus mais bonitos da região de campo limpo paulista.e tambem os onibus do modelo busscar tambem.o que voces querem só por causa que voces compram onibus novos não significa que voces vão se desfazendo dos velhos.doe eles para igrejas por que tem muitas igrejas em jundiai,campo limpo,varzea e louveira que precisam de onibus para levarem as pessoas a casa de deus.que deus tenha piedade do dono da rapido luxo campinas.amém

    ResponderExcluir