Bom Trólebus nada mais é do que um ônibus movida a eletricidade, então é um veiculo 100% Ecológico.
Para explicar melhor vou utilizar as palavras do blog que mais entende de Trólebus: http://viatrolebus.blogspot.com/
Trólebus em SP
O sistema trólebus completou 60 anos em 2009, e ainda ocupa posição de destaque dentre os demais no mundo. Apesar disso vêm sofrendo desde 2002 uma acentuada desativação justamente por problemas que apresentam na operação. Vale lembrar que ao contrário de SP, muitas cidades do mundo vêm driblando esses incomodos com tecnologias que minimizam essa falhas, e ampliando o trólebus como alternativa em transporte sustentável, 100% confiável na operação do dia-a-dia. Não muito longe, no Corredor Metropolitano do ABD, a rede de trólebus está sendo ampliada de Piraporinha até o Jabaquara. Neste o corredor o trólebus é aceito e aprovado pela população.
A principal desvantagem para os trólebus é perder a sua alimentação por ocasião da falta de energia ou rompimento da rede.
Por que falta energia ou cai a rede?
A falta de energia, pura e simples, é muito rara e a razão principal da falta de energia na rede esta associada a um curto circuito provocado por danos na rede ou tirantes de sustentação rompidos em contato com a rede energizada.
Quando ocorre o curto-circuito, a energia no trecho é desligada como proteção, tal qual em nossas residências, e só poderá ser religada quando a rede for reparada.
A idéia é não danificar as redes.
Por que a rede se rompe?
São três as principais razões:
1) Imperícia, irresponsabilidade ou falta de treinamento dos motoristas na operação dos trólebus (40%).
2) Péssimas condições de conservação do piso nas vias ao longo da maior parte dos trajetos das linhas que provoca o balanço do veículo e o desengate das hastes que se conectam com a rede. (20%).
3) Condições precárias de conservação das redes (40%).
A principal desvantagem para os trólebus é perder a sua alimentação por ocasião da falta de energia ou rompimento da rede.
Por que falta energia ou cai a rede?
A falta de energia, pura e simples, é muito rara e a razão principal da falta de energia na rede esta associada a um curto circuito provocado por danos na rede ou tirantes de sustentação rompidos em contato com a rede energizada.
Quando ocorre o curto-circuito, a energia no trecho é desligada como proteção, tal qual em nossas residências, e só poderá ser religada quando a rede for reparada.
A idéia é não danificar as redes.
Por que a rede se rompe?
São três as principais razões:
1) Imperícia, irresponsabilidade ou falta de treinamento dos motoristas na operação dos trólebus (40%).
2) Péssimas condições de conservação do piso nas vias ao longo da maior parte dos trajetos das linhas que provoca o balanço do veículo e o desengate das hastes que se conectam com a rede. (20%).
3) Condições precárias de conservação das redes (40%).
Todos créditos ao blog http://viatrolebus.blogspot.com/
Bom um sistema 100% sustentável que pode dar certo também na nossa região, é só querer!!!
Bom as linhas que poderiam rodar com esse sistema são:
Várzea Paulista: 103-Jd. Paulista;
Campo Limpo Paulista: 202-Term. Campo Limpo_via Dom Pedro, 203-via Marginal e a 413-Krupp;
Cajamar: 301-Polvilho e 302-Jordanésia;
Franco da Rocha: 601-Franco da Rocha_via Estrada Velha de SP e 602-via Jordanésia;
Indaiatuba: 603-Indaiatuba_via Itupeva;
Itupeva: 701-Itupeva Direto, 702-via Independência, 703-via Chaves, 705-Shopping Outlet Premium e via Rod. Bandeirantes;
Cabreúva: 801-Cabreúva_via Pinhal, 802-até CESP e 803-Jacaré Bonfim;
Bom todas essas linhas são abitas a rodar esse tipo de ônibus, mais para a maioria a RLC tem uma desculpa: Passa por rodovia privada e eles não vão deixar instalar rele elétrica, a linhas tem pouca demanda...
Bom no final das contas só as linhas 101-Jardim Paulista, 202-via Dom Pedro, 203-via Marginal e 413-Krupp poderiam rodar os Trólebus sem nenhum problema, bom vocês acham pouco mais olhe isso:
No pico as linhas 103 e 413 varia de 7 e 8 ônibus rodando fora do pico varia de 5 e 6 mais sempre fica com 6; Já a linha 202 no pico varia de 8 e 9 mais sempre roda 9, fora do pico varia de 6 e 7; Agora vamos para a "bambambam" a linha 203 chega no pico a ficar com 12 ônibus e fora dele varia de 6 e 8.
No pico as linhas 103 e 413 varia de 7 e 8 ônibus rodando fora do pico varia de 5 e 6 mais sempre fica com 6; Já a linha 202 no pico varia de 8 e 9 mais sempre roda 9, fora do pico varia de 6 e 7; Agora vamos para a "bambambam" a linha 203 chega no pico a ficar com 12 ônibus e fora dele varia de 6 e 8.
Bom para completar só falta a linha 101-Vila Popular mais essa não está abita a rodar os Trólebus por causa das suas 2 rampas bem elevadas!!!
Mais já estava de bom tamanho 4 de 5 linhas pode rodar os Trólebus!!!
Como isso pode acontecer?
Simples é só as prefeituras de Várzea e Campo Limpo entrar em acordo com a RLC, que isso poderia ser possível sim!!!
Mais tudo combina: os políticos só pensam em roubar e Sr. Belarmino dono da RLC é o mó mão de vaca do Brasil, aí fica difícil né!!!
Se os Trólebus fossem rodar aqui dão uma olha nos modelos que poderiam rodar:
COMUNS
ARTICULADOS
Bom infelizmente só consegui achar essa |
Bom mais aí ele terá que comprar muitos ônibus para fazer essas linhas?
Sim, mais também da pra ela converter ônibus há dísel para Trólebus, como a Metra fez:
Esse Pluss aqui era há dísel. |
Esse da qui era um Volvo B10M. |
Bom da para pegar os Mega Articulados adaptados e os converter em elétricos e comprar mais.
Com isso não só o meio ambiente iria ganhar mais como a empresa pois os Trólebus duram 3 vezes mais dos que há dísel e dá menas manutenção.
Uma atitude excelente mais esse projeto ficara só nas nossas imaginações!!! É uma pena mesmo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário