domingo, 30 de outubro de 2011

RLC é matéria do Jornal de Jundiaí

Passageiros reclamam de falta de ônibus


CRISTINA HAUTZ
População chega a ficar quase uma hora na fila, aguardando o ônibus
Quem mora em Várzea Paulista ou Campo Limpo Paulista, trabalha em Jundiaí e utiliza ônibus intermunicipais, provavelmente está cansado de ver a mesma cena. Todos os dias, principalmente nos horários de pico, filas imensas se formam nos pontos de ônibus intermunicipais próximos à Praça Rui Barbosa, no Centro de Jundiaí. Ontem à tarde, a situação não foi diferente. 


"Todo dia é isso, tanto pela manhã como à tarde. A gente fica muito tempo na fila, esperando o ônibus chegar. E quando isso acontece, se a gente tem sorte de entrar, vai em pé", reclamou a diarista Rosângela Rodrigues Conserva, 43 anos. "A gente está cansada e ainda tem que aguentar isso. É uma grande falta de respeito da empresa que presta o serviço." A empresa é a Rápido Luxo Campinas, a única que faz o itinerário Jundiaí-Várzea-Campo Limpo Paulista. O problema, segundo a população, não é recente. "Utilizo estes ônibus há muito tempo e o problema da falta de veículos sempre existiu. O que acontece é que ele só piora e ninguém faz nada", apontou a doméstica Lucineide Rodrigues Lopes Mendes, 47 anos. "Chego a ficar mais de duas horas esperando o ônibus." Com a filha de 2 anos no colo, ela também reclamou da falta de respeito dos usuários. "É muito comum mulheres com crianças no colo, idosos e gestantes irem em pé durante o trajeto porque ninguém, principalmente os jovens, não oferecem o lugar." Outro problema apontado por Rosângela é a falta de limpeza dos veículos. "Os ônibus vivem sujos, tanto pelos usuários que jogam lixo no chão como pela falta de limpeza. Onde estão os fiscais?", questionou. Ela, assim como outras pessoas, alega que já entrou em contato com a empresa, pedindo providências."Isso mostra o desrespeito com a população. A empresa, de rápida e de luxo não tem nada. É uma vergonha." A cada dia, o auxiliar técnico Vicente Marinho de Magalhães, 56 anos, perde de 30 a 40 minutos na fila. "Nos horários de pico os ônibus passam em um intervalo de 15 a 20 minutos. Este tempo deveria diminuir." Para ele, reclamar não adianta. "Se existisse outra empresa para oferecer este serviço a situação poderia melhorar. Mas enquanto a Rápido Luxo monopolizar o serviço, não vai se preocupar com a população." No local, apenas os vendedores ambulantes não reclamavam das filas. "Graças à demora a gente consegue lucrar", disse Sílvia Alves, que vende pastel. A empresa foi procurada para comentar o assunto, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.



Enfim, de novo a  RLC é matéria em Jornais da Região, o fato curioso é que depois disso, os ônibus das linhas: Jardim América, Jardim Felicidade e Vila Indaiá, sofreram redução em seus horários (Jardim América passou de 30 min. para 20 min., Jardim Felicidade de 40 min. para 30 min. e o Vila Indaiá foi o que mais mudou nos pico da manhã e da tarde passaram de 45 min. para 30 min.), e não parou por aí, os ônibus d Vila Popular e Jardim Paulista, ganharam mais um ônibus no pico e os articulados estão rodando em maior parte do que os convencionais, assim possibilitando os passageiros ter 90% de chancenses de pegar um articulado, o que antes era de 70% de chances de pegar um articulado, assim possibilitou mais espaço, disponibilidade de lugares e mais conforto aos usuários.
Vamos ver até quando isso irá durar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário