quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Terminal em Várzea Paulista...

Bom nos dias de hoje quando se fala em terminas tem dois lados um bom e outro ruim, o bom é que o sistema fica integrado com isso possibilita pagar apenas uma passagem e poder utilizar qualquer linha que passam no mesmo terminal, o ponto negativo é que perde-se tempo, mais isso pode ser resolvido com um sistema inteligente.

Bom hoje se tem dois locai bons para ser um terminal para atender os ônibus da Várzea, uma seria no Bairro Santa Teresinha que fica ao lado da linha do trem, um espaço enorme, mais enorme mesmo, daria para fazer 2 plataformas e ainda cada extremidades ter um local para o ônibus ficar estacionado, ao lado tem um campo de futebol e mais ao lado um campo mais de terra que esta com muito mato, ali dava para fazer ua passagem de nível sobre a linha, mais só passar ônibus nela e nada mais. Com o terminal neste local daria para fazer uma linha via o centro (linha comum) e uma via Marginal (assim ela fica com uma linha expressa).

Outro lugar melhor e mais propício, seria na baixada da Vila Cristo no lugar aonde tem aquela fabrica abandonada, um bom local, assim os ônibus que vem dos bairros entra no retorno e vão reto pela entrada do Jardim Buriti, aí vira e entra no Term. os que vem de Jundiaí entram direto, e na hora de sair, saem pelo Jardim Buriti e dão entrada no sentido Jundiaí.

Para isso acontecer bem tem dois jeitos: ter duas linhas para Jundiaí, uma que vai normalmente operada por ônibus bi-articulados e outra sendo expresso só parando no ponto de desembarque em Jundiaí-Centro e no PF Jundiaí e a outra seria as mesmas linha terem intervalos bem pequenos de 5 min. no máximo!!!

Quero lembra mais para quem são sabe do sistema da RLC em Várzea Paulista, que não se tem terminais e nem integrações gratuitas entre as linhas, os ônibus partem dos bairros de Várzea e vão direto para Jundiaí.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ar-Condicionado, Luxo ou Necessidade?

Caros leitores hoje venho falar de uma coisa que precisa muito nos ônibus o famoso "AC" (Ar-Condicionado). Com grande lotação nos ônibus nos dias de calos e de frio, é um sacrifício pegar o ônibus no horário de pico para ir ao trabalho, com grande lotação em algumas linhas tem que ter paciência, se tem a oportunidade de pegar no ponto Inicial (bairro) pode acordar um pouco mais cedo e esperar o próximo ônibus para ir sentado, agora se está atrasado ou pega em outro ponto, rara! Aí aguenta e enfrenta a lotação, nos dias de calor é pior, pois com o transito e radares os ônibus anda numa velocidade média de 40 KM por hora, como as janelas tem poucas aberturas, o calor é constante, mais ainda se estiver muito lotado. No frio é outros quinhentos, mais causa à mesma raiva, como está frio as pessoas fecham os vidros e reclamam se os abrir, com isso o ônibus fica à VACO, janelas embasadas cheio de gás carbono, causando maior chances de contaminar doenças como gripe principalmente.
Todas linhas são lotadas, pois no pico tem ônibus cheios, mais quando se referimos ha muita demanda, seria a quelas linha que tem ônibus rápido e todos são lotados, essas são as que mais sofrem em ambos os dias, não é por que a linha não tem muita demanda que pode rodar ônibus velhos e mal conservados, não é assim não, elas podem ser mais fazias, mais os passageiros que á utilizam pagam o mesmo que um outro qualquer por isso também merece conforto!!!
Não estou me referindo da RLC colocar ou comprar ônibus de ultima geração, mais sim com um conforto que condis ao que pagamos para nos locomover nos seus carros, não precisa ser vidros colados igual os ônibus da METRA, da BV ou os Rodoviários, mais com vidros que não abrem como os que tem nas viações  por aí.
Vou dar uns exemplos utilizando essas fotos:
CAIO Apache Vip da Viação Campo Belo SP
São esses tipos de vidros que falo
CAIO Millennium II da Viação Campo Belo SP
Um gostinho de como seria os nossos se tivessem o AC
BUSSCAR Urbanuss Pluss da nossa querida BV
Um pouco mais simples mais bem confortável
Com isso da para a RLC se programar-se, para não fazer isso de uma vez só, todas as novas compras vão ser feitas com ônibus dotados de AC, Piso Liga-Flex, adaptados e com bancos semi estofados e estofados, pegar primeiramente todos os articulados e os passa-los por reforma, dando AC, janelas que não abrem, piso liga-flex e troca de bancos para estofados (pois como os articulados só rodam nas linhas Intermunicipais e não Municipais), no caso dos Pluss Articulados os adaptarem também, depois fazer isso com os comuns, há começar pelos Pluss de 2002, depois os Vip I 2003, Vip I 2004... e assim por diante!

Assim faria com que a frota ficasse mais jovial e mais agradável para os passageiros!!!

sábado, 20 de agosto de 2011

Qual Será há Próxima Compra da RLC???

Agora vamos falar de ônibus novos_0KM, bom de tantas montadoras de ônibus aqui no Brasil, qual será há próxima que á RLC vai optar para comprar?... Temos vários tipo de ônibus e chassis também, vamos brincar com nossa imaginação! Vou colocar fotos de cada modelo fabricado nos dias de hoje pelas montadoras, aí vocês que escolhem o que mais gosta, pois sabemos muito bem que á RLC prefere Pluss e Vip II... "Prefiro nem Comentar!!!".

Então vamos lá:

BUSSCAR:
Urbanuss Ecoss
Urbanuss Pluss
CAIO:
Apache S22
Vip II
COMIL:
Svelto 2008
MARCOPOLO:
Viale
Gran Viale
MASCARELLO:
Gran Via
NEOBUS:
Mega 2006
Bom agora é só esperar mais o que vem por aí todos nós já sabemos: Pluss ou Vip II, fazer o que né!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Epidemia de Pluss na Várzea

Bom já faz um tempinho que vem aparecendo mais pluss 2002 em Várzea Paulista, o que estranho, pois geralmente de Pluss só roda os de 2006 que são exclusivos de Várzea Paulista, depois de tanto pesquisar descobri porque os Pluss 2002 estão cada vez mais na Várzea.

Neste ano quando à RLC junto com a prefeitura de Campo Limpo Paulista deu os 10 novos ônibus adaptados, exclusivamente para o município, á prefeitura disse que a frota dos ônibus do município de Campo Limpo, seria de apenas 3,5 anos de uso, mais não era bem assim, lá tinha concentrado mais ônibus dos anos de 2002 e 2004, o caso dos Pluss 2002 e Vip I 2004, depois dessa entrega dos Vip II 2011 à Campo Limpo, vem se notando cada vez mais o aparecimento excessivo de Pluss 2002, em Várzea Paulista.
BUSSCAR Urbanuss Pluss 2002 de 3 Portas
Há RLC tem 15 ônibus iguais a esse
Bom o que isso tem de mais?... Horas tudo, pois os ônibus mais antigos que circulava na Várzea eram os Vip I 2004, que modesta parte são bem mais confortáveis do que os Pluss 2002, tanto na questão de motor, quanto no conforto.

Bom o que isso está afetando na viagem dos passageiros da Várzea? Bom em quase tudo, pois esse Pluss 2002 estão velhinhos, estragados pela população de Campo Limpo, muitas unidades apresentam vidros riscados (coisa que espanta pois isso nunca se vê por aqui), letreiros ruins, fracos e apagados, bancos não muito confortáveis...
Interior do Pluss 2002
Com tudo isso os Pluss 2006 da Várzea estão aparecendo em Campo Limpo e no sistema Intermunicipal. Então até há Várzea receber seus 10 novos ônibus adaptados, fica assim né... SEM COMENTÁRIOS!!!

Linhas que os Pluss 2002 estão rodando (se varia muito pois tem Pluss 2002 de 3 portas e de 2 também):

101-Vila Popular (3 portas);
102-Jd. Felicidade (2 e 3 portas);
102-Jardim Proméca (2 e 3 portas);
102-São Guido (3 portas);
104-Jardim Mirante (2 e 3 portas);
108-Jardim América (2 e 3 portas);
109-Jardim América IV (2 portas);
107-Cidade Nova II (2 portas);
111-Cidade Nova II_via Marginal (2 portas);
113-Jardim América_via Marginal (2 e 3 portas).

BUSSCAR Urbanuss Pluss 2006
Esse ônibus é exclusivo das linhas de Várzea Paulista
Mais isso não é como antes
Pequena descrição do Pluss 2006, praticamente ele foi à melhor compra da RLC dos últimos tampos, ele é dorado de chassi: Mercedes Benz OF-1722M, tem letreiro alaranjado bom bonito, bancos estofados bem confortáveis, ferros azul, tem mais banco que os demais comuns, uma disposição excelente dos bancos, contem ferros no meio do corredor mais dar mais segurança e conforto á quem viaja em pé e por fim a unica coisa de ruim que ele tem é de duas portas, mais com tantas coisas boas isso é o que menos importa!.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Atrasos e Superlotação na Linha 411-KRUPP

Sou usuário da linha 411 - Krupp e venho relatar alguns acontecidos nesta linha, pois estou indignado com a forma de tratamento que nós usuários recebemos.
A linha 411-Krupp vem mostrando atrasos nos horários de pico da tarde e da manhã. Pois bem, certo dia em cheguei , entrei no ônibus que logo em seguida lotou (outro assunto que vou tratar logo mais), num período de espera que seria no Maximo de 7 minutos, segundo horário estipulado pela RLC, o ônibus demorou mais de 10 minutos para sair; essa não foi a primeira vez que isso acontece.
Outro problema é a superlotação. Moro na rua Lazaro Braggiom, rua em que o ônibus passa sentido terminal. De manhã eu vejo que essa linha vem apresentando uma superlotação, e olha que os ônibus ainda não passaram pelos pontos onde há mais pessoas. E nada melhor do que uma pessoa que vê os fatos, para estar contando-os a vocês. A solução não seria colocar ônibus articulados? Acho que pra vocês que ficam no escritório o dia inteiro, e também acho que não utilizam dos ônibus, não faria a miníma diferença. Se compararmos com a tarifa de metro: O metro cobra uma tarifa justa (R$2,90), pois os seus carros são confortáveis e tem ar-condicionado ao menos; e nós que pagamos a mesma tarifa, andamos espremidos igual uma sardinha dentro daquilo que vocês chamam de ônibus. E tem alguns modelos que nem se quer um banco digno de se sentar tem. E quando a RLC compra 10 ônibus novos todo mundo acha uma maravilha. Pois os ônibus novos não ajudam em nada, se fossem articulados garanto que nós estaríamos mais contentes. E quando vocês fazem trocas de onibus, como houve no inicio do ano, levaram onibus novos e trouxeram onibus piores dos que já tinha, e a população leiga no assunto onibus, pensa que vocês compraram novos onibus. Espero a minha resposta, pois ao menos isso acho que vocês podem me responder. Obrigado.



PS- Texto do leitor Matheus Pereira Bueno.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

RLC Precisa de Mais Articulados

Bom com tantos articulados que há RLC tem precisa de mais? Claro que sim!
Vou responder mais complexamente porque ela precisa de mais articulados:

Nos dia de hoje ela tem 3 modelos de articulados com dois tipos de chassis, são eles BUSSCAR Urbanuss Pluss Articulado 2008 Mercedes Benz OF-1722M, NEOBUS Mega 2006 Articulado 2009 Mercedes Benz OF-1722M e o CAIO Millennium II Articulado 2011 Mercedes Benz O-500MA.
BUSSCAR Urbanuss Pluss Articulado 2008
Há RLC tem 20 unidades desse ônibus
NEOBUS Mega 2006 Articulado 2009
Há RLC tem 12 unidades desse ônibus
CAIO Millennium II Articulado 2011
Há RLC tem 15 unidades desse modelo
Num total há RLC tem 47 ônibus articulados, que atente 8 linhas de segunda há sábado (no domingo não roda articulados), bom esse número ainda é pouco pois outras 7 linhas precisão de articulados (301, 302, 401, 411, 601, 602 e 801), bom mais agora não da pra comprar mais ônibus com motor fraco, como os Pluss e Megas tem motor frontal, não se dão bem em linhas de rampas elevadas e que pegam muita pista ou rodovia, linhas como 101, 203, 601, 602, 801 e 803 precisam de ônibus com motor mais potente, como os motores traseiros (Mercedes Benz O-500MA ou Scania K310) e centrais (Volvo B12M), mais o melhor seria motores centrais, isso pois são bons em tudo!!!

Particularmente um modelo que há RLC poderia comprar seria à novidade do ano o reverente "Neobus Mega BRT", um ônibus muito bonito que iria despertar muito interesse das pessoas de andar nele.

Comprasse 20 unidades desse modelo para as linhas 101, 203 e 803, estaria de ótimo tamanho, assim libera 20 ônibus articulados que rodas nessas três linhas que são 6 de motor frontal e 14 de motor traseiro.

Está aí uma ótima ideia na minha opinião! Vamos ver de esse cara ai da as caras por aqui...

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Adeus!

Bom não é de hoje de se fala no fim de três frotas de ônibus da RLC, bom não é de hoje mais sim desse ano!rsrsrs

Bom se trata dos BUSSCAR Urbanuss Pluss 2002 Mercedes Benz OF-1721M, CAIO Apache Vip I 2003 Mercedes Benz OF-1721M e o Micro MARCOPOLO Senior 2000 Mercedes Benz LO-914.

Veja há fotos deles:
BUSSCAR Urbanuss Pluss 2002
Nesta foto tem as duas versões desse modelo
CAIO Apache Vip I 2003
Esse modelo é usado nas linhas Interminicipais
MARCOPOLO Senior 2000
Veio para garagem de Campo Limpo em 2003, é usados em algumas linhas
Bom na verdade o Micro vai ser substituído das linhas Urbanas de Campo Limpo Paulista, isso foi promessa da RLC nesse ano quando ela subiu as passagem urbanas de Campo Limpo, que passou de R$ 2,65 para R$ 2,90, que agora está o mesmo valor das Suburbanas que vão pra Jundiaí (claro que falando das 3 linhas do Term. Integração de Campo Limpo Paulista).
Essa substituição já deveria ter acontecido ou quase, bom Várzea irá ganhar 10 ônibus adaptados, com isso disponibiliza o mesmo valor de comuns não adaptados, bom eles poderiam ter ido para as linhas Intermunicipais (os dois modelos que roda na Cidade de Várzea Paulista são considerados muito confortáveis poia tem bancos estofados, já os mais novos não), no começo desse ano Campo Limpo ganhou 10 novos ônibus adaptados, com isso 10 ônibus mais antigos não roda mais em Campo Limpo, mais não aconteceu, pois como há RLC agora faz as linhas intermunicipais de Sorocaba, ela não comprou muitos ônibus novos pra lá, aí ela pegou bastantes ônibus da garagem de Campo Limpo, e não foi ônibus velhos, mais sim modelos de 2008, bom com essa pegada, está difícil dos Pluss 2002 e Vip I 2003 sair de circulação!

CAIO Apache Vip I 2008
Esse foi um dos três modelos tirados da garagem de Campo Limpo
Esse era fixo na linha 101-Vila Popular

BUSSCAR Urbanuss Pluss 2007
Esse foi um dos três modelos tirados da garagem de Campo Limpo
Esse era fixo nas linhas do Term. Integração

BUSSCAR Urbanuss Pluss 2008
Esse foi um dos três modelos tirados da garagem de Campo Limpo
Esse era fixo nas linhas Intermunicipais de Itupeva
Claro que agora para acontecer essa substituição total vai ser muito difícil, pois vai ter que comprar muitos ônibus novos, mais os Pluss 2002 devem sair esse ano!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Conclusão Parte III

Bom vamos concluir essa série sobre demanda! Vou concluir de forma que fale como isso pose ser contido e melhorando o sistema e atraindo mais pessoas há utilizar os ônibus.

Agora para os sistemas Intermunicipais:

  • Linha 803- Jacaré / Bonfim ter intervalos de 6 há 8 min. no pico e fora entre 10 e 20 min.
  • Linhas 301-Polvilho, 302-Jordanésia, 601-Franco da Rocha, 701-Itupeva Direto, 701-Itupeva_via Independência, 701-Itupeva_via Chave e 801-Cabreúva_via Pinhal diminuir os intervalos no pico para 15 min. e fora entre 20 e 30 min.;
  • Linhas 602-Franco da Rocha_via Jordanésia e 802-Cabreúva_até CESP diminuir os intervalos no pico para 20 min. e fora entre 30 e 40 min.;
  • Linhas 603-Indaiatuba_via Itupeva, 703-Itupeva_via Traviú, 705-Shopping Outlet Premium, 706-Itupeva_via Rodovia dos Bandeirantes e 804-Camping intervalos de 45 min. o dia todo;
  • Nas linhas 602-Franco da Rocha_via Jordanésia e 803- Jacaré / Bonfim operar com ônibus articulados motor Volvo B12M;
  • Nas linhas linhas 301-Polvilho e 302-Jordanésia operar com os Millennium II Articulados Adaptados 2011 e Urbanuss Pluss Articulados 2008;
  • Nas linhas 601-Franco da Rocha, 701-Itupeva Direto, 701-Itupeva_via Independência, 701-Itupeva_via Chave e 801-Cabreúva_via Pinhal operar com Urbanuss Pluss Articulado 2008 e Urbanus SS Articulado Volvo B10M 1999 (modernizado);
  • Na linha 802-Cabreúva_até CESP com ônibus de motor traseiro com eixos bem afastados (tipo long).
Por fim, com isso o sistema da RLC desafogaria um pouco e também seria distribuído mais ramificado abrangendo mais bairros e mais passageiros, isso não só beneficiará as pessoas como há RLC pois ganharia muito mais passageiros!!!

Conclusão Parte II

Bom vamos concluir essa série sobre demanda! Vou concluir de forma que fale como isso pose ser contido e melhorando o sistema e atraindo mais pessoas há utilizar os ônibus.

Pro sistema de Campo Limpo Paulista:

  • Linhas 201-via Santa Lucia e 202-via Dom Pedro ter intervalos no pico de 6 há 8 min., fora dele ser de 10 há 15 min.;
  • Linha 203-via Marginal no pico os intervalos serem de 6 min. e fora de 10 min.;
  • Na linha 201-via Santa Lucia operar com ônibus de motor traseiro de preferencia Volvo ou Mercedes Benz;
  • Na linha 202-via Dom Pedro operar com 5 Mega 2006 Articulado Adaptado 2009 e 3 Millennium II Articulado Adaptado 2011;
  • Na linha 203-via Marginal operar com ônibus Biarticulados Volvo B12M, serem 10 exclusivos dessa linha;
  • Linhas 401-Botujurú e 411-Krupp operar com intervalos de 8 entre 10 min. no pico e fora entre 11 há 15 min.;
  • Linhas 403-Parque Internacional, 409-Colina do Pontal, 412-Jardim Marsola e 414-Jardim Marchetti / Vila Cardoso diminuir os intervalos no pico para 15 min. e fora entre 20 e 30 min.;
  • Linhas 402-Pau Arcado, 404-Campo Verde, 406-Jardim Europa (Circular), 407-Figueira Branca, 408-Moinho, 412-Vila Olímpia, 413-São José II e 415-Santa Lucia_via Hospital diminuir os intervalos no pico para 20 min. e fora entre 30 e 40 min.;
  • Linhas 405-Vila Cardoso, 410- Jardim Brasilia, 416-Jardim Santa Maria e 417-Estância São Paulo_via Estrada do Rossi os intervalos serem de 45 min. o dia todo;
  • Na linha 411-Krupp operar com 4 Urbanuss Pluss Articulado 2008 e 3 Apache Vip II comuns Adaptados;
  • Na linha 401-Botujurú operar com 4 Millennium II Articulado Adaptado 2011 e 3 Viale comuns de 3 portas;
  • Nas linhas 403-Parque Internacional e 409-Colina do Pontal operarem com ônibus de motor traseiro;
  • Nas linhas 412-Jardim Marsola, 412-Vila Olímpia e 414-Jardim Marchetti / Vila Cardoso operar com ônibus midis sendo de 2 portas e há última adaptada;
  • Nas linhas 405-Vila Cardoso, 410- Jardim Brasilia, 416-Jardim Santa Maria e 417-Estância São Paulo_via Estrada do Rossi operar com os Senior Micro 2000;
Por fim, com isso o sistema da RLC desafogaria um pouco e também seria distribuído mais ramificado abrangendo mais bairros e mais passageiros, isso não só beneficiará as pessoas como há RLC pois ganharia muito mais passageiros!!!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Conclusão Parte I

Bom vamos concluir essa série sobre demanda! Vou concluir de forma que fale como isso pose ser contido e melhorando o sistema e atraindo mais pessoas há utilizar os ônibus.

Pro sistema de Várzea Paulista:

  • Linhas 101-Vila Popular e 103-Jardim Paulista ter intervalos de 6 há 8 min. no pico e fora entre 10 e 20 min.
  • Linhas 102-Jardim Felicidade e 108-Jardim América diminuir os intervalos no pico para 15 min. e fora entre 20 e 30 min.;
  • Linhas 102-Jardim Promeca, 102-São Guido, 104-Jardim Mirante, 105- Vila Indaiá, 106-Jardim Bertioga, 107-Cidade Nova II e 109-Jardim América IV diminuir os intervalos no pico para 20 min. e fora entre 30 e 40 min.;
  • Linha 101-Vila Popular operar com 7 ônibus articulados com motores Volvo B12M ou Mercedes Benz O-500MA;
  • Linha 103-Jardim Paulista operar com 7 ônibus articulados sendo o NEOBUS Mega 2006 adaptado 2009;
  • Linhas 105-Vila Indaiá, 106-Jardim Bertioga, 107-Cidade Nova II e 109-Jardim América IV operar com ônibus midis sendo de 2 portas e há última adaptada;
  • Linhas 102-Jardim Felicidade, 104-Jardim Mirante e 108-Jardim América operar com ônibus comuns de motor traseiro sendo de 3 portas adaptado;
  • Linhas 102-Jardim Promeca e 102-São Guido operar com ônibus comuns motor frontal sendo de 3 portas e adaptado;
  • Na linha 105-Vila Indaiá ela se dividir em duas, sendo uma que passe no Jardim Buriti e vá direto pelo Bambuzal até o PI da Vila Indaiá e o outro continua fazendo o mesmo percurso passando pelo Jardim Buriti e vindo pela rua Tanque Velho até há Vila Indaiá e sua proximidade do seu PI, assim cada linha no pico percorreria com intervalos de 30 min. fazendo há cada 20 min. sair um ônibus do PI da Vila Indaiá e passando no Jardim Buriti obedecendo o mesmo intervalo.
  • Na linha 104-Jardim Mirante, ela passar por todo Jardim Itália I e II, Jardim das Palmeiras, Jardim São José e Cruz Alta, tudo isso para ampliar essa linhas e ela ganhar mais passageiros e menores intervalos;
  • Na linha 105- Jardim Bertioga, além dela passar pela Vila Marajó, passar também pelo Jardim Continente e ter uma linha paralela que passe pelo Jardim Buriti, assim sendo há cada 40 min. sai um ônibus que passe pelo Jardim Buriti Também e há outra que vá pela Av. Bertioga, obedecendo intervalos de 20 min. no pico no PI Jardim Bertioga, na Vila Marajó e no Jardim Continente;
"Lembrando-se que as linhas 103-Jardim Paulista, 107-Cidade Nova II, 108-Jardim América e 109-Jardim América IV, tem uma linha paralela de intervalos independente chamada de via Marginal, sendo que ela só é usada de segunda há sábado com um horário diferenciado"

Por fim, com isso o sistema da RLC desafogaria um pouco e também seria distribuído mais ramificado abrangendo mais bairros e mais passageiros, isso não só beneficiará as pessoas como há RLC pois ganharia muito mais passageiros!!!